Quem sou eu
- Ìyálórìsà Fernanda t'Òsun Doko
- Gravataí, RS, Brazil
- Ìyálórìsà responsável pelo Ilê Ìyába Àse Òsun Doko, de Nação Ijexá, localizado na cidade de Gravataí-RS; filha de Pai Pedro de Oxum Docô. Contatos fone:(51) 9114-2964 ou e-mail fernanda__paixao@hotmail.com
quarta-feira, 8 de agosto de 2012
O que são as quartinhas de barro e para que servem?
As denominadas "quartinhas de barro" estão presentes em todo o culto africano, nas mais diversas formas em que este se apresenta e acompanham todos os assentamentos de Òrìsà.
Devem ser feitas de barro natural (amò) e em seu interior é colocada água (omi). A água colocada em seu interior transpira e evapora, necessitando assim de um abastecimento constante.
As águas (omi), e o barro primordial (amò), são os elementos utilizados por Òsàlá para moldar o ser humano, para que, após fisicamente moldado, Olódùmarè lhe insufle o Emí, princípio vital representado pela respiração, gerando assim a vida.
As quartinhas então representam vida e criação, elementos sem os quais não existe Òrìsà, tampouco àse.
Sua natureza sempre mutável, precisando constantemente de abastecimento, nos lembra que a vida sempre está em movimento, sendo necessária a renovação contínua e periódica do àse (energia dinâmica em movimento), tanto individual quanto coletivo, princípio este que permeia todo o culto a Òrìsà.
Nota: Essa tarefa de esculpir a figura física dos seres humanos faz Òsàlá ser chamado de Alámò Rere, o perfeito escultor, embora alguns sejam produzidos com deficiência física.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Este é um assunto que causa polemica pois muitos ao copiarem o candomblé esquecem que as quartinhas tem funções diferentes !! Parabéns mana
http://ilexiredeobaeiemanja.blogspot.com.br/
Sou ekedy ofilaomym .porque as aguas nas quartinhas e uma porificaçao ou qual resp certa o que representa em nosso ori .
Postar um comentário