Quem sou eu

Minha foto
Gravataí, RS, Brazil
Ìyálórìsà responsável pelo Ilê Ìyába Àse Òsun Doko, de Nação Ijexá, localizado na cidade de Gravataí-RS; filha de Pai Pedro de Oxum Docô. Contatos fone:(51) 9114-2964 ou e-mail fernanda__paixao@hotmail.com

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Considerações sobre as Eleições 2010

Lamentável! Mais uma vez não conseguimos eleger representante das religiões de Matriz Africana para o poder legislativo estadual. Especialmente com a vigência da Lei Estadual 13.085/08, a famosa “Lei do Silêncio”, que limita a emissão sonora especificamente em templos religiosos do Rio Grande do Sul e outras tantas leis criadas para coibirem nossa prática religiosa que já vieram... E certamente as que ainda virão.
Nossos candidatos a Deputado Estadual somaram juntos 17.146 votos, pouco mais da metade do mínimo necessário para eleger um Deputado Estadual, sendo 14.006 de Pedro de Oxum, 2.600 de Vera Soares e 540 de Tony. Enquanto os Evangélicos elegeram o Pastor Carlos Gomes com 59.144 votos à Assembléia Legislativa.
Flávio Luiz da Silva de Souza, representante dos afro-religiosos à Câmara Federal obteve 1.047 votos. Enquanto o evangélico Onyx Dornelles Lorenzoni foi eleito Deputado Federal com 84.696 votos.
Onde estão os religiosos de Matriz Africana?
Segundo a Pesquisa Socioeconômica e Cultural das Comunidades Tradicionais de Terreiro - Mapeando o Axé promovida pelo Ministério de Desenvolvimento Social, a região metropolitana de Porto Alegre tem mais de 3 mil terreiros. Se cada um desses terreiros contasse com 10 eleitores, seriam 30.000 votos apenas nessa região!
14.006 votos é um número expressivo a alguém que não tem história política e se candidata como Babalorixá, faz campanha com guia no pescoço e com o nome do Orixá no santinho. Infelizmente, ainda é insuficiente!
Até quando vamos ter que ficar tentando correr atrás do prejuízo após leis “anti-batuqueiras” serem publicadas? Até quando conseguiremos ainda praticar nossa liturgia com alguma liberdade? Ou será que vamos ter que nos esconder novamente para que não ouçam nossos tambores, sinetas, ou até mesmo o som que emitem nossos Orixás e entidades quando estão na terra?
Os números mostram que há uma GRITANTE falta de consciência política no país. Só no Rio Grande do Sul foram 487.153 votos em branco e 191.199 votos nulos para a Assembléia Legislativa. São 678.352 eleitores que decidiram não votar para Deputado Estadual!
No meio de inúmeros artistas e jogadores de futebol que se candidataram este ano, corruptos assumidos se reelegendo, e tantas outras “novidades”, o que mais me impressiona é a eleição do palhaço Tiririca, com o maior número de votos entre os candidatos a Deputado Federal no Brasil. Alguém em sã consciência consegue imaginar o Tiririca no Congresso Nacional? 1.353.820 paulistas votaram para que vejamos essa cena a partir de 2011! Isso se ele conseguir PROVAR nos próximos dias que não é analfabeto!!! Com o lema “Vote no Tiririca, pior do que está não fica”, o palhaço já fez história!
Espero realmente que Tiririca esteja certo no ponto “pior que está não fica”, porque vendo esse cenário político atual ........!?!?!?!?!?!?!



2 comentários:

E C M publicações disse...

(POR EMERSON C MATOS)

CONCORDO PLENAMENTE COM O QUE DIZ NESSE ARTIGO, MINHA GRANDE AMIGA MÃE FERNANDA DE OXUM.

CONVERSAMOS MUITO SOBRE ESSE TEMA, NESSA SEMANA.

A INTOLERÂNCIA ANDA A GALOPE E RÁPIDO, PRINCIPALMENTE ATRAVÉS DE "RELIGIÕES", QUE DENTRE SEUS PRECEITOS , ESTÁ A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA , UNIDA AO PODER ECONÔMICO, COMPRASSE "MÍDIA", E PODER POLÍTICO, SIM, AQUELE PODER QUE PODE MANIPULAR MENTES MAIS FRACAS E FAZER AS DITAS "LEIS", PRINCIPALMENTE CONTRA AS RELIGIÕES QUE DIVERGEM COM AS DELES, NO CASO A NOSSA (AFRICANISTA), BODE EXPIATÓRIO DAS MAZELAS HUMANAS E PROBLEMAS SÓCIOS AFETIVOS ECONÔMICOS E "(DIABÓLICOS)".
ONDE VAI DAR ESSA FALTA DE REPRESENTANTES NO ÂMBITO CONGRESSISTA NACIONAL ?

TENHO MEDO DE PENSAR , POIS DO JEITO QUE VÃO AS COISAS , TANTOS INTOLERANTES RELIGIOSOS SENDO "POSTOS" NO CONGRESSO NACIONAL, LOGO SEREMOS EXCLUÍDOS EM SUA TOTALIDADE , ASSIM,NÓS MESMOS NÃO PODEREMOS RECLAMAR DEPOIS, POIS, SERÁ SOMENTE POR NOSSA CULPA, E DE MAIS NINGUÉM, E A INTOLERÂNCIA SERÁ A "LEI", E A IMPARCIALIDADE DO ESTADO SERÁ DESTITUÍDA.

CONCORDO COM MÃE FERNANDA.

DIVULGUEM ESSE ARTIGO.

Carmen Dias disse...

Infelizmente nosso "povo" brasileiro esta' um tanto que descrente dos politicos...essa votaçao no Tiririca demonstra que a falta de respeito ao "Pais" e' algo gritante. Voltada a religiao, fiquei muito preocupada... Muitas pessoas, que nao sao da religiao votaram no Pai Pedro de Oxum e torceram por ele...pessoas velhas, que nem estavam mais na idade de votar, foram la' e deram seu voto...Entao o que esta faltando???? E' a uniao dos nossos irmaos?? E' a falta de consciencia de que nossa religiao esta' correndo riscos de voltar ao passado, onde os Orixas eram "representados" por imagens catolicas???? Ou e' simplesmente...a "vergonha" de ser "batuqueiro"???? O que e' isso pessoal???? Nossa religiao e' maravilhosa, linda... vinda de um povo sofrido, mas que jamais perdeu a força de lutar pelas suas crenças e convicçoes. Deixo aqui esse simples comentario, mais como um desabafo, e peço a todos que reflitam e vejam o que cada um esta' fazendo para que nossa religiao seja respeitada e valorizada a cada dia que passa.