Quem sou eu

Minha foto
Gravataí, RS, Brazil
Ìyálórìsà responsável pelo Ilê Ìyába Àse Òsun Doko, de Nação Ijexá, localizado na cidade de Gravataí-RS; filha de Pai Pedro de Oxum Docô. Contatos fone:(51) 9114-2964 ou e-mail fernanda__paixao@hotmail.com

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Àse


Afinal o que é AXÉ (àse)???

Força mítica do universo; Poder e força vital; Força divina vivificante ou mística; Força mágico-sagrada; Poder místico e potencial presente em tudo o que existe no òrun (mundo espiritual) e àiyé (mundo material), em todas as coisas, sejam elas concretas ou abstratas.
Força geradora e potencializadora, através da qual Olódúmarè, o Ser Supremo, se faz presente em todos os elementos do universo.

A presença de "Deus" para os Yorùbá não é remota, distante; ao oposto, o "sagrado" está impregnado em tudo e todos através do àse (axé), uma "porção" de Olódúmarè, onipresente, onisciente e onipotente. É a síntese de tudo o que existe, o que impulsiona a vida e a matéria, sendo estas produtos e fontes condutoras deste mesmo àse (axé).

São os Òrìsàs (Orixás) divindades emanadas do próprio Olódúmarè, através e com àse (axé), e são considerados como personificações das "qualidades divinas" e assistem ao Ser Supremo nas tarefas do universo, sendo que cada um deles tem seus atributos e seu "papel" no estabelecimento do equilíbrio das relações entre o mundo espiritual e o material (òrun e àiyé), entre homem e natureza, entre a humanidade e "Deus".

Segundo Pierre Verger:
"...os iorubas nunca viram o ase, nem pretendem personificá-lo. Nem podem defini-lo por atributos e características determinadas. Ele envolve todo mistério, todo poder secreto, toda divindade. Nenhuma enumeração consegue exaurir esta idéia infinitamente complexa. Não é um poder definido ou definivél, é o próprio Poder no sentido absoluto, sem epíteto ou determinação de alguma espécie...é o princípio de tudo o que vive, age ou se move. A vida inteira é ase."

Àse (axé) é tudo e mais... é a própria existência. Sem ele nada é possível! É força que evolui, cresce e revigora-se constantemente. Por sua essência, vai além das definições e da completa racionalização para a compreensão humana.

Àse (axé) é eterno... é tudo o que foi, o que é e o que será!

Púpò àse! (muito axé)

Um comentário:

Unknown disse...

..OLA amiga fernanda, meu nome é toralles sou do partido dos trabalhadores e defendo a religiao dentro do meu partido ao qual tambem pertence a candidata vera soares.meu candidato foi o ex presidente da cgtee uma empresa do governo federal NOME DELE JULIO QUADROS..FOI PRESIDENTE DO PT..COORDENOU O PROGRAMA LUZ PARA TODOS, PRINCIPALMENTE AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS QUE FORAM BENEFICIADAS NA GESTAO DELE. pois bem amiga nas plenarias do meu partido eu friso sempre que se a religiao afro-brasileira nao tirar por unanimidade um mome para defender nossas causas nao vamos eleger nem sequer um vereador. a politica das religioes tem que ser igual para todos porque um padre da igreja catolica pode se aposentar com 30 anos de devoçao?, temos que fazer um forte debate sobre nossa religiao ai sim discutir um nome forte dentro do rio grande do sul. forte abraço mestre toralles meu msn TORALLES.CMP@HOTMAIL.COM